terça-feira, 12 de agosto de 2008

Afinal de contas, pra que ficar de pé?

Bom, além de cansar, não tem porque ficar de pé pra falar besteira. Aliás, não sei quem começou com essa idéia de ficar de pé para comentar sobre fatos da vida de maneira irônica.

Claro, o mais famoso, ou pelo menos o primeiro a ficar famoso internacionalmente (pelo menos pra mim) foi o Jerry Seinfield. Mas será que houve vida antes disso? Putz, e como!

Bom, primeiramente um pouco de história:
O stand up comedy é diretamente derivado de monólogos, que como todos sabemos, em geral, são chatos (eu sei que generalizar é feio, mas assim que eu achar um monólogo legal, eu juro que volto atrás pra refazer essa frase). Algum engraçadinho estava afim de dar uma apimentada na fórmula e foi deixando ela cada vez mais engraçada, até o ponto em que notou-se que a análise de fatos corriqueiros da vida de uma perspectiva irônica era algo realmente engraçado. Com certeza isso surgiu de alguma improvisação em algum monólogo. Na verdade não tem nada a ver com isso. Esta foi apenas uma tentativa de manipular a opinião da audiência.

A diferença do standup comedian para um ator de monólogo é que o standup tem um profundo elo/dependência para com o público, variando o texto conforme a reação do mesmo. Um ator de monólogo roda mais "quadrado" dentro deste aspecto, pois em geral, os monólogos são peças fechadas e com uma linha narração firmemente definida.

"Tudo começou nos idos de 1880 com o gênero 'Vauldeville'. Durou mais ao menos até os anos 1930. Incluia principalmente shows de ministréis, freak shows e concertos propriamente ditos." (Fonte - Sim, eu traduzi com minhas próprias palavras).
O estilo de standup comedy do século 20 é creditado ao americano Frank Fay e a inclusão e desenvolvimento da sátira social foi liderado pelo também americano Mort Sahl, isso lá nos idos de 1950 ~ 1960.

Quem se der o trabalho de ler os textos sobre esse tipo de comédia na Wikipédia, vai ver que as coisas começaram livres e inocentes a partir de um mestre de cerimônias que tinha que dar uma enrolada no público até que a atração em si, viesse a cena.

Sendo assim, é por isso que se fica de pé.

Como eu não estou num club e sim num escritório, não tem porque eu ficar de pé.

Aposto que se ainda não existisse internet, eu ia ter que sair por aí pra batalhar um club pra ficar de pé durante um tempo falando besteira.

Essa internet sempre contribuindo para o sedentarismo...


Nenhum comentário: