quarta-feira, 13 de agosto de 2008

As diferenças entre as culturas e as relações internacionais

Além deste ser o título do próximo MBA que eu vou fazer, é um assunto que realmente dá pano pra manga.

Com certeza assunto pra mais posts.

Como alguns de vocês sabem, eu estou trabalhando no Dubai pela terceira vez. É, eu sei... nem todo mundo ficou sabendo. Depois da segunda, o Jornal Nacional parou de noticiar. O Willian Bonner ligou dizendo que não era mais novidade e que se sobrasse um tempo ele até dizia.

Devido a esta minha estada aqui, tive a oportunidade (ou infelicidade) de trabalhar com diversas culturas. Menos a árabe. Porque árabe é a única coisa que não tem aqui em Dubai. A ser explicado num outro post...

O que mais tem aqui é indiano. De tudo que é jeito, de tudo que é cor, de tudo que é religião... mas são tudo igual.
Indianos regorjizando-se em seu habitat natural.

Felizmente, Dubai não se parece nada com a Índia, apesar dos indianos. De qualquer maneira, eles fazem uma força danada para que seja. Ficam jogados no chão e... tô eu aqui de novo mudando de assunto. Quer dizer: não estou! Afinal de contas, ficar andando por aí de mão dada (ui!), deitado em gramados, andando em bandos e não tomar banho todo dia, faz parte da cultura deles!
AhHhHh! Ti ToIzInHaH mAiX fÓfIxX uSz MiNiNuUuUuU!!! ^^

Sendo assim, já que eu estou em minoria e aqui no meio deles, eu tenho que aprender a conviver com isso e tampar o nariz em momentos estratégicos.

E a coisa é séria! Na minha equipe, tem 14 indianos. Alguns deles eventualmente precisam vir ao cliente. Pois bem. Estávamos em 6 pessoas no cliente: 2 brasileiros e 4 indianos. Como eles são enrolados pra caramba, um dia acabamos chegando aqui antes deles, porque (eu já falei que eles são enrolados?) eles não conseguiram chegar em Dubai no mesmo dia que a gente e também (tipo... enrolados?) não conseguiram reservas no mesmo hotel que a gente e eu poderia (... ah, você sabe né?) dar mais 10³² exemplos de como eles são... o que eles são mesmo?
E a reserva do hotel, heim Rasheshpaddyth?

Pois bem. Távamos nós no cliente e dali uns 15 minutos eu comecei a sentir um cheiro nauseabundantemente tóxico. Sarjetona forte. Olho para o lado e lá está um dos indianos que parece que trocou todos os pneus de uma jamanta romeu-e-julieta no sol escaldante e veio trabalhar sem trocar de roupa nem lavar, tipo, nada. Simplesmente não dava pra respirar do lado do rapaz.
E ele lá. Todo pimpolho.

Ah, pras cucuias com a cultura! Porquice é diferente de cultura. Mandei voltar pro hotel, tomar banho, passar perfume e trocar de roupa. Se faltasse alguma coisa, que comprasse! E tira esse monte de pelo da cara!

Isso que é o interessante (?) dos indianos: ao invés de tentar se adaptar a outras culturas, eles invadem o local e subjulgam a cultura local com a deles. Tipo Pink e Cérebro mesmo.

Como eu sei disso?

Bom, Dubai tem mais ou menos 2 milhões de pessoas. Desses, 70% são indianos/paquistaneses (que nenhum deles leia o que eu estou escrevendo aqui, mas pra mim eles são todos iguais... por que brigam tanto? Se abracem irmãos!!!). Destes 70%, 98% vive abaixo da linha de ser humano (mas acima da de miséria) e são os responsáveis velados pela exuberância toda da cidade. Justamente por isso que eles não são considerados gente, mas sim, capachos (caramba, isso dá outro post...).


Daí, dos """""""""""""ótimos""""""""""""" canais que temos aqui, apenas uns 3 ou 4 não passam nenhum tipo de programação indiana. A Sony só passa séries e novelas indianas!!!!! Bizarro!!!! Em cada esquina tem um restaurante... indiano. Não entrando no quesito da qualidade da comida, mas todos estão sempre cheios... de indianos. Não que estrangeiros não sejam bem-vindos, mas se eles puderem não se misturar com os indianos, melhor. Pro bem dos estrangeiros, claro.

Sei lá, mas esse post ficou meio racista, não? Infelizmente isso sempre vai acontecer quando um ocidental se encontrar com esta cultura - e isso que eu nem entrei no quesito trabalho propriamente dito. Aí sim a coisa ia ficar feia!

Por mais que nos importemos em respeitar as culturas em prol das relações internacionais, algumas pessoas vão continuar não seguindo este princípio.

Tão aí os americanos, russos, indianos, afeganis, paquistaneses, georgianos, iraquianos e outros tantos mais. Coincidentemente, todos em guerra com alguém.

Nenhum comentário: